Procedimentos

Cirurgia Robótica:

Câncer de Próstata, Câncer de rim, Câncer de bexiga

Hiperplasia Prostática Benigna:

Enucleação endoscópica de próstata (HoLEP / BipoLEP)

Disfunção Erétil:

Prótese peniana

Câncer de Bexiga:

Ressecção endoscópica de tumor vesical / Cirurgia Robótica

Incontinência Urinária:

Sling / Prolapso / Esfíncter artificial / Neuromodulação sacral

Câncer de Testículo

Litíase Urinária

Câncer de Próstata

A cirurgia Robótica é uma inovação tecnológica para várias especialidades que permite ao médico manipular um robô de alta precisão através de um console de joystick.

Ao contrário do que muitos pensam, o robô cirúrgico não é autônomo, mas sim manipulado por um cirurgião, por meio de uma espécie de joystick semelhante ao de um videogame. Desde 2008, já foram realizadas mais de 17 mil cirurgias robóticas no Brasil.

Entre suas vantagens destacamos o menor tempo de hospitalização, a redução de risco de infecção, o retorno mais rápido do paciente às atividades normais, menor perda de sangue, redução da dor, cortes mínimos com cicatrizes menores e maior precisão na operação em locais de difícil acesso.

Essa tecnologia oferece ao cirurgião uma imagem do campo cirúrgico em alta resolução HD 3D ampliada em 10x.

As articulações das pinças do robô possuem uma amplitude de movimento maior do que as das mãos humanas, além de um filtro que elimina o tremor humano.

Tudo isso combinado proporciona uma maior acurácia cirúrgica, menores taxas de sequelas indesejáveis, recuperação mais rápida e maiores taxas de sucesso.

Uma em cada 8 pessoas será acometida por cálculos urinários. Seu pico de incidência é entre a 4ª e 6ª década de vida, sendo mais prevalente em localidades de clima quente e seco.

Quem já apresentou cálculo urinário, tem até 50% de chance de desenvolver a doença em 10 anos.

Pessoas com histórico familiar de cálculos urinários tem chance 2x maior de apresentarem a doença.

Outras patologias como obesidade e diabetes também aumentam esse risco.

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um processo de crescimento da próstata, onde ela circunda o canal urinário. Estima-se que aos 55 anos de idade 25% dos homens apresentarão sintomas de esvaziamento urinário e, aos 75 anos de idade, mais de 50% irão possuir redução da força e do calibre do jato urinário. Destes, 30% precisarão tratar sintomas e 10% de cirurgia. O envelhecimento é o principal fator de risco para esta doença.

Os sintomas mais comuns são: redução da força do jato urinário, esforço miccional e aumento da frequência urinária, principalmente durante a noite, o que prejudica a qualidade do sono. Outros sintomas incluem: urgência para urinar, com eventuais perdas de urina, dificuldades para iniciar a micção e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Esses sintomas podem evoluir para um quadro mais dramático, a retenção urinária, o que acaba obrigando o paciente a utilizar sondas.
Não existe uma relação entre tamanho da próstata e sintomas. Podemos ter
pacientes com próstatas pequenas muito sintomáticos e outros com próstatas demasiadamente grandes sem sintomas.

Tratamento com HIFU de câncer de próstata localizado é um tratamento não invasivo (sem incisão, sem cicatrizes) e que preserva a potência sexual e a continência urinária. A concentração de ultrassons aumenta a temperatura no ponto focal até que as células da glândula sejam destruídas sem danos nos tecidos circundantes.

O HIFU tem sido usado em seres humanos desde 1993 e demonstrou sua eficácia terapêutica sendo reconhecido por associações médicas urológicas de vários países.

Sua principal indicação são os pacientes tratados anteriormente com radioterapia, mas no qual o câncer de próstata retornou. Outras indicações devem ser discutidas com o seu urologista.

Faça seu agendamento